outros trabalhos

Edifício Eco Sustentavel

2014, Porto Seguro, Bahia.

Autor: Frederico Zanelato
Colaboração: Cássio Riman e Tamie Deno
Estagiária: Muara Almeida

Nós do Frederico Zanelato Arquitetos, fomos convidados a apresentar uma proposta para a criação do conceito arquitetônico para um edifício comercial eco sustentável.
Sentimo-nos honrados com o convite. É com grande prazer e entusiasmo que encaramos este desafio.
Para responder a este desafio partimos das seguintes premissas:
. Começamos tentando entender o lugar, a cultura. Consideramos as dinâmicas sociais, econômicas e culturais de Porto Seguro e das comunidades de seu entorno, identificando e preservando traços culturais e regionais.
Relações, cultura e regionalidade.
. Depois olhamos para a geografia, identificando e propondo soluções que incorporem a eficiência e a inteligência na utilização dos recursos naturais assim como usar materiais certificados e compatíveis com aspectos éticos e ecológicos.
Sustentabilidade
. E por fim reconhecemos a convivência e a tensão entre conhecimento e tradição com aspectos técnicos e tecnológicos na vanguarda para projeto de prédios verde.
Inovação
O Lote praticamente plano com frente para a BR 367 e fundos para a mata atlântica, posicionado geograficamente com o norte para os fundos indica o melhor uso da iluminação e ventilação naturais utilizadas aqui como partido arquitetônico.
Optamos por dividir a construção em três prédios com térreo e mais um pavimento interligados por uma passarela mirante.
A circulação vertical, plataformas elevatórias e escadas de segurança, dividem-se em dois blocos separados espacialmente equidistantes, compatíveis a um percurso confortável e eficiente.
Dois blocos hidráulicos servem os três prédios, com instalações sanitárias para mobilidade reduzida em todos os pavimentos.
Posicionamos no pavimento térreo do primeiro prédio a recepção, um café, uma sala de reuniões.
No segundo prédio um espaço multiuso que pode ser ocupado por dois auditórios para 130 pessoas cada ou um grande auditório para 256 pessoas, ou até como um espaço para um coffebreak, coquetéis, jantares, etc.
No terceiro prédio fica uma área destinada a funcionários com vestiários, um refeitório (que pode ser usado como apoio para o espaço multiuso) e um estar.
O outro pavimento dos três prédios é destinado a áreas de trabalho, com planta livre que pode ser ocupado de diversas maneiras com configuração de lay out conforme a necessidade da empresa locatária.
Na cobertura do primeiro prédio optamos em instalar o maior reservatório de agua e as placas fotovoltaicas que ajudarão no abastecimento de energia limpa.
A cobertura do segundo prédio abriga a casa de máquinas para o sistema de troca térmica, ar condicionado eco eficiente e captação de água de chuva.
Já a cobertura do terceiro prédio com vista para a mata atlântica instalamos um café com espaço de contemplação e convívio e captação de água de chuva.
O chão da Bahia como chamou o térreo aberto aonde se chega ao empreendimento consta:
Quatro vagas abertas para visitantes, guarita e sala de segurança, trinta e seis vagas cobertas para carros e um grande espelho d’água que é abastecido pela agua das chuvas (contem reservatório subterrâneo) com o objetivo de criar um microclima especifico para todo o empreendimento e maximizar fontes limpas de energia e conforto térmico.
O conceito para a construção é utilizar técnicas que valorizem a eco sustentabilidade, recursos e mão de obra local de maneira a minimizar a emissão de carbono.
Preenchendo todos os requisitos para uma certificação verde.
Utilizando vidros de alto desempenho, brises de sol, jardins verticais nos muros de divisa, ventilação e iluminação naturais, reuso de agua e tratamento de esgoto.
Como não poderíamos deixar de pensar esses elementos esteticamente, criamos uma identidade visual única, com personalidade para atender um público exigente e preocupado com a manutenção do planeta.