2009, Riviera de São Lourenço, Bertioga, São Paulo
Autores : Frederico Zanelato, Fernanda Kano, Regina Sesoko e Milena Mendes
Colaborador : Ricardo Aguiar
Estagiário : Guilherme Bravin e Nayara Mendes
Em terreno irregular localizado no litoral paulista, na Riviera de São Lourenço, esta casa se baseia em um programa unifamiliar.
A volumetria foi pensada de forma que todos os ambientes recebessem iluminação natural, inclusive a área de lazer, e tivessem ventilação cruzada. Os dois blocos são conectados pela circulação, através de escada e passarela, vedadas por grandes empenas de elementos vazados de concreto.
A área social situa-se no térreo, onde a sala de estar apresenta pé-direito duplo, a sala de tv pode se reverter em dormitório através de um painel móvel de madeira e a área de refeições está ligada à área de lazer ao fundo.
No piso superior estão os dormitórios e na cobertura de um dos blocos é proposto um deck e o espelho d’água, amenizando a temperatura dos ambientes.
Uma grande caixa de concreto sarrafeado marca a entrada principal e a fachada. Os panos de vidro que fecham ambos os volumes proporcionam uma transparência visual, ventilação e iluminação natural confortáveis. As grandes empenas cegas laterais protegem e dão privacidade.
As águas contornam a casa, ora como piscina, ora como espelho d’água, dando movimento com seus reflexos.
Dessa forma, a concepção desta residência segue linhas contemporâneas e materiais simples, proporcionando um confortável ambiente de convívio.