outros trabalhos

Casa IASF

2014, Mogi das Cruzes, São Paulo.

Autores: Frederico Zanelato, Regina Sesoko, Regina Santos, Flavio Coutinho e Renato Romano

Estagiários: Guilherme Bravin, Paula Lopes, Raissa Maznik, Muara Almeida, Tamie Deno e Rodrigo Kodra.

Fotos : Bebete Viégas.

A casa situa-se em um bairro residencial em Mogi das Cruzes, São Paulo.

A principal condicionante do projeto é, portanto, a topografia: um aclive com 30% de inclinação, com vista panorâmica para áreas de reserva natural de mata atlântica.

A estrutura proposta vislumbra a melhor utilização do lote com uma implantação propícia para futuras ampliações, integrando as áreas comuns com áreas abertas e propondo uma disposição incomum, mas com resultados que privilegiam o convívio.

O acesso se dá pelo térreo/abrigo para autos por uma escada com cobertura em vidro, sempre iluminada naturalmente durante o dia. O Bloco intimo, no primeiro nível, está totalmente isolado e protegido da área social, composto por três suítes recebe luz do leste e norte. Em um nível superior a área social pousa sobre o lote e se relaciona de forma intensa com o terreno. A laje jardim dos dormitórios em meio nível acima da área social cria uma varanda coberta agradável com visuais alongadas para o entorno.

O jogo de platôs proposto para esta casa de 180m²com pés-direitos diversos em soluções simples e poucos elementos construtivos atendem os anseios do proprietário para uma casa a ser comercializada ao mesmo tempo em que propõe um dialogo entre a arquitetura e o modo de vida.