2009, Riviera de São Lourenço, Bertioga, São Paulo
Autores : Frederico Zanelato, Fernanda Kano, Regina Sesoko e Milena Mendes
Colaborador : Ricardo Aguiar
Estagiarios : Guilherme Bravin e Nayara Mendes
O programa para esta residência na Riviera de São Lourenço, litoral paulista, além de atender à família, pede um escritório conectado à casa, porém com entrada independente.
No terreno plano, o volume do escritório ocupa sua frente. O bloco, solto do chão, possui fechamentos em vidro e alvenaria.
O acesso principal à casa se dá pela lateral esquerda do lote. Uma passarela atravessa o jardim e o espelho d’água, chegando em um pátio reservado.
No pavimento térreo da residência, salas de estar, jantar e cozinha são integradas. Empenas de vidro integram áreas internas e externas. Paredes laterais de alvenaria protegem os ambientes.
A escada de acesso ao pavimento superior e o bloco de áreas molhadas conectam o volume da casa e do escritório. Uma grande laje em balanço pousa sobre as empenas de vidro que fazem o fechamento deste espaço.
Sobre a área social estão as suítes, com aberturas para os fundos. Um grande deck com acesso pela suíte principal cobre a área de lazer na parte posterior do terreno.
Sobre o escritório propõem-se um espaco privativo, com terraço.
A água é o elemento que conecta todos os volumes da residência. No acesso ela é espelho d’água, na lateral esquerda, margeando a construção, ela é raia, e junto à área de lazer é uma piscina.
Sendo assim, o programa da residência é trabalhado através da volumetria, dos fechamentos em vidro e alvenaria, iluminação e ventilação naturais, além da integração entre as áreas internas e externas, privilegiando o convívio dos moradores.